Já parou para pensar no jeito que a sua marca fala? Não? Então vem com a gente para saber mais sobre a importância do tom de voz da marca.
Imagine que a sua marca é uma pessoa. E como todas as pessoas, ela tem um jeito de conversar, é como se ela tivesse uma personalidade própria, entendeu? Esse jeitinho de se expressar e de se comunicar com o público é o que a gente chama de tom de voz.
O tom de voz define como você quer que as pessoas te vejam e com as marcas é a mesma coisa. Se você quer passar uma imagem de empresa inovadora, o seu tom de voz vai ser mais moderno e descontraído. Se você quer mostrar que a sua marca se preocupa com as pessoas, o tom vai ser mais cuidadoso e atencioso.
O mais importante é que o seu tom de voz seja autêntico e combine com a personalidade da sua marca. Assim, você cria uma conexão mais forte com o seu público e as pessoas vão lembrar de você com mais carinho.
Você já deve ter percebido que a gente se apega a algumas marcas, e que muitas vezes, não é só pela qualidade do produto, mas por como elas conversam conosco, não é mesmo?!
Aqui a gente adora usar exemplos, então vamos começar com a Netflix, a plataforma de streaming que no meio de tantas outras, ganhou o nosso coração. Mas por quê? Porque além dos filmes e séries incríveis, a Netflix sabe como fazer a gente se sentir parte de um clube.
Agora, imagina se a Netflix falasse como um banco? Não teria a mesma graça e nem faria sentido, né? É por isso que é tão importante ser autêntico. Não adianta tentar copiar o estilo de outra marca. As pessoas sentem quando algo não é verdadeiro e o mais legal é quando uma marca entende mesmo o que a gente gosta e fala nossa língua. Assim como a Coca-Cola te leva para um churrasco em família, a Nike te motiva a correr uma maratona. Cada marca tem sua vibe única e é por isso que as pessoas se identificam com elas.
O tom de voz faz parte da identidade da sua marca. É ele que vai ditar o ritmo com que a sua comunicação com seu público vai acontecer e pode ser o motivo pelo qual as pessoas vão escolher a sua marca ao invés da concorrência. Então, se liga nessa dica: defina o seu tom de voz e seja consistente em tudo o que você faz!
Por que é importante definir o tom de voz de uma marca?
Há um ditado na área de branding que diz que “marca é reputação”. Ou seja, que uma marca se forma através da opinião que o público tem dela. E é por isso que quando falamos de tom de voz, ele precisa estar totalmente alinhado com a imagem que você quer passar da sua marca, garantindo assim que você alcance a reputação desejada.
O tom de voz é parte da definição da personalidade da marca e está na lista de considerações a serem feitas ao criar uma. Ele humaniza a marca, estabelece sua autoridade e apresenta ao público quem ela é e quais são os propósitos, sendo indispensável para criar uma conexão real com as pessoas.
Lembre-se, as pessoas não compram apenas produtos, elas compram experiências e histórias. Saber disso é muito importante para que você mantenha a utilização correta do tom de voz em todas as suas comunicações, inclusive das pessoas que, de alguma forma, possam representar a sua empresa, desde canais de comunicação e marketing, até o atendimento ao cliente.
Pense no nosso exemplo da Netflix. Fica muito claro que ela possui uma personalidade engraçada, ousada, criativa e espirituosa em todas as suas falas, sejam em textos escritos, em áudios, em vídeos ou imagens. É uma marca que possui um tom de voz bem definido e bem aplicado em todos os seus pontos de contato com o público.
Mas afinal, como definir o tom de voz da sua marca?
Nós já vamos chegar lá, mas antes disso é preciso entender quem a sua marca é de verdade. E, para isso, você pode começar respondendo algumas perguntas. Se a sua empresa é formada por mais pessoas, pergunte também para a sua equipe:
- Qual é o nosso propósito? Por que a gente existe?
- Quais são os nossos valores? No que a gente acredita?
- Qual é a nossa missão? O que a gente quer alcançar?
- Como a gente quer que as pessoas nos vejam?
Agora que você já sabe quem é a sua marca, é hora de conhecer quem é o seu público!
O público é o coração de qualquer marca. É para ele que direcionamos todas as nossas mensagens, e é ele quem decidirá se a nossa marca faz sentido em suas vidas. Por isso, conhecer profundamente o seu público é fundamental para definir um tom de voz que realmente conecte e engaje.
Imagine tentar conversar com alguém sem saber nada sobre essa pessoa. Seria como falar inglês sem conhecer o idioma. A comunicação seria ineficiente e provavelmente não seria bem-sucedida. O mesmo acontece com as marcas: se você não sabe quem é o seu público, como saber qual a melhor forma de se comunicar com ele?
Conhecendo a sua marca e o seu público, chegou a agora de definir como essa marca vai se comunicar com as pessoas. É como escolher uma roupa para um evento, você precisa escolher algo que combine com você e com a ocasião.
- Engraçado ou sério? A sua marca é mais brincalhona ou mais séria?
- Casual ou formal? Você prefere um papo mais relaxado ou mais profissional?
- Irreverente ou respeitoso? A sua marca quebra as regras ou segue as tradições?
- Entusiasmado ou prático? Você é mais animado ou mais objetivo?
Fique tranquilo, que isso aqui não é receita de bolo não! Você não precisa escolher apenas uma característica, você pode combinar essas características de várias formas. Por exemplo, a sua marca pode ser engraçada e respeitosa ao mesmo tempo, ou formal e prática. Embora a consistência seja importante, é necessário adaptar o tom de voz ao contexto específico de cada comunicação. Por exemplo, o tom pode variar entre um anúncio promocional e uma resposta a uma reclamação.
Não existe uma fórmula mágica, o importante é que o resultado combine com a personalidade da sua marca. Além disso, você pode testar e ajustar o seu tom de voz conforme necessário. É normal que o tom inicial não esteja perfeitamente ajustado às necessidades e expectativas do seu público e que você precise fazer alguns ajustes, por isso é muito importante que você realize a coleta de feedback dos clientes e a análise das métricas de engajamento para avaliar como o tom está sendo recebido.
Depois de definir o tom de voz da sua marca, é hora de anotar tudo. Crie um documento com todas as regras e exemplos de como usar o tom de voz da sua marca. Assim, todos da sua equipe vão saber como se comunicar de forma consistente.
Esse documento pode fazer parte do seu brandbook, que é como um manual de identidade visual da sua marca. Ele vai te ajudar a manter a marca sempre alinhada e com uma identidade forte.
Atenção! Mesmo depois de ter um tom de voz bem definido e funcione perfeitamente bem, é importante realizar avaliações periódicas para garantir que ele continue relevante. Mudanças no mercado, na marca ou no comportamento do seu público podem exigir novos ajustes. Reavaliar o tom de voz periodicamente assegura que ele continue alinhado com a evolução da marca e com as expectativas dos clientes.
O tom de voz é uma parte vital da identidade da sua marca e desempenha um papel significativo na forma como ela é percebida pelo público. Ao definir um tom de voz claro, alinhado e consistente com a sua marca, você atrai muito mais clientes e fideliza os antigos através de uma conexão emocional real, refletindo os valores da marca e proporcionando experiências memoráveis
E aí, sua marca está pronta para falar por você?