Toda empresa que quer se destacar no mercado precisa criar um bom posicionamento de marca. Afinal, esse é um dos grandes segredos para alcançar o sucesso.
É justamente esse conceito que irá diferenciar uma marca/empresa das concorrentes, além de melhorar a percepção de valor aos olhos do público e aumentar a visibilidade em um mercado cada vez mais competitivo.
Além disso, há impactos diretos na lucratividade do negócio que podem aumentar a receita em até 23%. Isso já sinaliza o quanto o tema é importante para os negócios.
O posicionamento de marca é a forma como uma empresa é percebida pelo mercado. Ou seja, como ela se diferencia dos seus concorrentes e o que passa na mente dos clientes quando ouvem falar da marca.
Ela representa a personalidade de uma empresa, com características que compõem esse perfil, como os valores, propósitos e comportamentos. Assim como uma pessoa tem o seu próprio jeito de se vestir e se comunicar, uma marca também tem características que a diferenciam das outras empresas e a identidade é uma forma de mostrá-las.
Além de diferenciar a empresa dos seus concorrentes e apresentá-la ao consumidor, o posicionamento de marca pode ampliar a autoridade e confiabilidade no mercado, bem como melhorar o relacionamento com o público.
Para isso, o conceito inclui elementos como o tom de voz, a identidade visual e os objetivos da organização, por exemplo. Juntos, eles constroem a identidade de marca e contribuem para o posicionamento de uma empresa no mercado.
Existem cinco tipos principais de posicionamento de marca: preço, diferenciação, monopolização, benefício e estilo de vida. Conhecer qual é o da sua empresa possibilita desenvolver estratégias para posicionar a empresa e suas soluções de forma mais eficaz.
Preço: Posicionar uma marca pelo preço é quando a empresa é conhecida pelo valor que o consumidor paga pelos produtos ou serviços. Isso acontece, por exemplo, ao ser lembrada por ter o melhor preço do mercado ou quando a empresa é vista como uma linha de alto padrão ou luxo.
Diferenciação: O posicionamento por diferenciação é colocado em prática quando uma marca se destaca dos seus concorrentes por oferecer algo único. Isto pode ser desde uma proposta de venda exclusiva até uma conexão mais emocional com os clientes.
Monopolização: As estratégias com base em monopolização ocorrem quando uma empresa monopoliza o setor por ser a única a oferecer um determinado produto ou serviço, seja de forma intencional ou não. Neste caso, a empresa pode ditar os termos do mercado e se colocar em posição dominante, o que confere muito poder para determinar como seu produto é precificado e distribuído.
Benefício: Também é possível posicionar uma empresa com base nos benefícios que seus produtos ou serviços oferecem aos consumidores e, assim, destacá-la da concorrência. Essa estratégia pode ser particularmente eficaz em mercados onde há muitos produtos similares disponíveis.
Estilo de vida: Algumas empresas também podem se posicionar ao vender um estilo de vida. Neste caso, o foco está mais relacionado ao valor aspiracional e na experiência oferecida pelos produtos ou serviços. Nesse caso, o objetivo é criar uma conexão emocional com o público, de forma que as pessoas identifiquem a marca por um determinado lifestyle e considerem seus produtos indispensáveis para manter esse estilo de vida.
A marca é o principal ativo da empresa. É a identidade da organização que representa seus valores, promessas e personalidade. Ter uma marca forte pode ser o ponto decisivo para atrair o público-alvo, se diferenciar dos concorrentes e fidelizar clientes.
Para isso, é necessário realizar um posicionamento consistente. Desta forma, a empresa é capaz de estabelecer uma relação de confiança com o consumidor e conquistar um lugar na mente dele. Vale evidenciar que uma grande parte dos consumidores não se importam de pagar mais caro por produtos de marcas que confiam.
Quais são as vantagens do posicionamento de marca?
Um posicionamento de marca bem definido e estratégico pode servir como uma ferramenta para diferenciar ofertas, conectar-se com o público-alvo e contribuir para o desenvolvimento e ampliação da empresa.
Ao entender o que é o posicionamento em marketing e o que ele representa para uma empresa, algumas vantagens podem ser observadas:
– Diferencial competitivo;
– Tomada de decisão mais assertiva;
– Ampliação na fidelização de clientes;
– Crescimento de autoridade no mercado;
– Atração de clientes com maior potencial de conversão.
Confira 3 exemplos de posicionamento de marca
Como vimos, a forma como uma marca se posiciona favorece a conexão com o público-alvo e ajuda a convencê-lo de comprar de determinada empresa e não da concorrente.
Mas, o que será que as grandes marcas do mercado fizeram para ocupar uma posição de destaque e ser uma referência para o consumidor? Confira esses exemplos de posicionamento de marca que se mostraram proeminentes e eficazes.
Apple
Quando o assunto é tecnologia, os produtos da Apple são os mais desejados pelos usuários, que não ligam de pagar a mais pelo valor agregado. Inclusive, a empresa detém o posto de marca mais valiosa do mundo.
Para conquistar esse feito, foi preciso implementar uma estratégia de branding consistente, que lhe permitiu estabelecer um lugar único no mercado e na mente dos consumidores
Atualmente, a Apple é conhecida pela alta qualidade, design inovador, por ser user-friendly e exclusiva. Seu principal posicionamento gira em torno da inovação e na criação de produtos disruptivos antes de seus concorrentes.
McDonald’s
Além de ser um exemplo de marca que se consolidou no mercado como maior rede de fast food em diversos países, o McDonald’s também é exemplo de reposicionamento de marca.
Com a preocupação relacionada à alimentação saudável e o crescimento de hamburguerias especializadas em lanches artesanais, a rede precisou se adaptar para acompanhar o mercado e atender as demandas de consumo.
Para isso, a empresa passou a oferecer opções de hambúrgueres artesanais e acompanhamentos mais saudáveis em seu portfólio, como os tomatinhos e o iogurte desnatado de morango que podem acompanhar o McLanche Feliz.
A marca também está entre as mais valiosas do mundo, na sexta posição, avaliada em US$196,536 bilhões.
Melissa
Conhecida pelo cheiro característico e pelos calçados de plástico, a Melissa consolidou seu nome no mercado e conquistou o reconhecimento do público.
A partir dessa construção, a marca também garantiu um posicionamento de autoridade, que se ampliou para uma percepção de estilo de vida pelos consumidores.
Isso pode ser observado com os fãs da marca, autointitulados de “melisseiras”. A empresa acompanhou esse movimento e adicionou outros produtos em seu portfólio ao longo dos anos.
Depois de conhecer alguns cases de sucesso, é possível compreender como o posicionamento de marca consistente é importante e traz resultados. Portanto, para as empresas, é fundamental estruturá-lo.
Para que isso seja possível, é preciso um bom planejamento estratégico, além de análises aprofundadas sobre o mercado em que a empresa está inserida. Além de conhecer a fundo as necessidades e motivações do público, analisar as estratégias dos concorrentes e demonstrar as qualidades diferenciadoras da organização.
Precisando criar ou fortalecer a sua identidade de marca? Fale com a nossa equipe!